Você já se perguntou porque tem aquelas risadas nos seriados antigos? Ou por que quase sempre há filas enormes em frente a casas noturnas? Neste post você irá entender o que são gatilhos mentais e porque usar na estratégia de marketing da sua empresa.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são capazes de causar reações nas pessoas, e fazem com que elas tomem decisões. São estímulos que agem diretamente no cérebro, mais precisamente no subconsciente. Uma palavra, um gesto ou determinada situação pode ativar um gatilho mental em nossos cérebros. Há vários gatilhos mentais iremos abordar sobre os mais usados mais adiante.
Nosso cérebro faz de tudo para poupar energia, e para isso várias decisões são programadas para ser tipo “As regras gerais”, como por exemplo: “Se é caro é bom!” ou “Se muita gente está naquele local é porque é bom”. No entanto sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam, nem sempre o que é caro é bom ou uma boate cheia vai ser legal.
6 gatilhos mentais mais usados.
1 Gatilho da Escassez
Tenho quase certeza que você já ouviu de algum vendedor: “Olha esse produto está acabando e os distribuidores não sabem quando irá vir mais” ou “Essa oferta é por tempo limitado, aproveite e compre hoje mesmo”. Esse gatilho causa urgência e agimos por impulso, tudo que está acabando vale mais não é mesmo?
Você pode usar esse gatilho em ofertas com tempo limitado gerando uma escassez de tempo ou em produtos específicos, porém use números reais a verdade e a transparência com seu cliente deve estar em primeiro lugar.
2 Gatilho da prova social
Quando você entra em um site e lá tem avaliações positivas de um serviço ou produto isso influencia na sua escolha? Estudos comprovam que sim, usamos experiências alheias para tomar decisões. Lembra das filas em frente as boates? É uma técnica para chamar mais pessoas para as festas.
Você pode usar avaliações dos seus clientes e mostrar quem conhece seu produto/serviço o que essas pessoas acham.
3 Gatilho de autoridade
Quando alguém quer um serviço ou produto ela procura quem realmente sabe, e alguém que entende o que está falando e fazendo gera uma credibilidade imensa com relação aos concorrentes, que não conseguem explicar sobre seus serviços ou produtos. Então quando alguém te procurar gere confiança e mostre que você sabe o que está fazendo.
4 Gatilho de reciprocidade
É dando que se recebe…
Quando você ajuda as pessoas elas se sentem com obrigação de te ajudar! Você não deve fazer as coisas esperando algo em troca, não mesmo, mas se você agrega valor para uma pessoa com certeza ela vai se sentir grata e em algum momento vai querer retribuir.
Faça avaliações gratuitas, ou forneça materiais que vão ajudar de alguma forma alguém.
5 Gatilho da novidade
O ser humano adora coisas novas, um produto que é novidade é sucesso! Nesse gatilho o prazer de conhecer algo novo faz com que as pessoas comprem produtos ou adquiram serviços.
Busque inovar e fazer algo novo, assim você está se diferenciando e se destacando dos concorrentes.
6 Gatilho mental do “porquê”
Quando esse gatilho é usado as pessoas logo pensam que haverá uma solução para o problema delas. Sendo assim essa simples palavra tem grande poder nas escolhas diariamente.
Use alguma chamada que atrairá atenção como: ” O serviço X é revolucionário porque você terá mais tempo para ficar com sua família”
Indicação de leitura
Falando de gatilhos mentais não poderíamos deixar de indicar o livro de Robert Cialdine “Armas da Persuasão”, o Sr. Cialdine é Dr. em psicologia e aborda nesse livro vários conceitos que falamos aqui.