Ultimamente com o crescimento das vendas pela internet os termos tráfego pago e orgânico se popularizou. Mas você sabe qual é a diferença entre eles? continue aqui e aprenda tudo sobre tráfego online e qual estratégia de tráfego usar.
O que é tráfego na internet?
O termo tráfego se refere a todas pessoas que acessaram seu site ou sua página na web, e há basicamente duas formas de atrair pessoas para suas páginas, sendo elas: patrocinando anúncios para que sua página seja exibida ou criando conteúdo relevante para que seu publico alvo consuma e te procure.
Mas como fazer com que o tráfego aumente?
Investindo! Isso mesmo se você deseja crescer no mundo digital terá que investir tempo e dinheiro, o retorno sobre esse investimento pode ser altíssimo se você trilhar o caminho certo. Adiante vou te explicar como funciona, vamos diferenciar o que é tráfego pago do orgânico.
Tráfego Pago
O Tráfego pago é uma forma de trazer visitantes para sua página por meio de anúncios patrocinados, essa ferramenta de marketing traz ótimos resultados quando feita da forma correta. Para fazer campanhas por meio de tráfego pago é preciso investir em empresas que oferecem esse serviço como por exemplo: Google e Facebook.
Essas empresas vendem espaços publicitários em suas plataformas. No Google as 4 primeiras posições de pesquisa são links patrocinados que na grande maioria das vezes. Para fazer uma campanha publicitária no Google é bem fácil, funciona da seguinte forma: Você escolhe uma palavra-chave para que seu anúncio apareça quando esse termo for pesquisado o anúncio aparecer.
Exemplo: O Carlos tem uma pastelaria e quer que quando alguém pesquise por “pastel” o anúncio dele apareça.
O tráfego pago traz muitos benefícios para quem investe, sendo eles, delimitar qual região quer que anúncio apareça, qual horário e até para um publico específico.
Vantagens
Para empresas que estão começando o tráfego pago é excelente, pois o retorno é muito mais rápido quando comparado com o orgânico. Empresas que fazem ações publicitárias impulsionando uma campanha de produtos ou serviços, pois essa ferramenta tem um alcance muito maior.
Nas plataformas de anúncio o pagamento é feito de duas formas:
CPC (Custo por clique) é cobrado um valor por cada clique no anúncio
CPM (Custo por mil impressões) aqui um valor é cobrado por cada mil pessoas que visualizaram o anúncio, independente de terem clicado ou não.
Tráfego orgânico
No tráfego orgânico você terá que criar conexões com pessoas para que elas te procurem, ou seja, criar um conteúdo de valor que faça as pessoas procurarem por você. No tráfego orgânico não há investimento feito em plataformas de anúncio, porém, se engana quem pensa que com tráfego orgânico não precisa investir.
Precisa sim! Muito tempo, hoje para muitos o tempo é considerado o maior ativo. Para criar um conteúdo autêntico você deverá se dedicar bastante. No entanto não é só tempo, para criar um conteúdo de qualidade você precisa de ferramentas de trabalho de qualidade não é mesmo?
Então invista em bons equipamentos!
Vantagens
Clientes fieis a sua marca, eles se identificam com o seu conteúdo e nem cogitam ver os concorrentes. Com o tráfego orgânico sua empresa se consolida no mercado pois assim você se torna referencia no seu nicho.
Conclusão
Muitos pensam “Então vou investir só no tráfego pago é mais fácil”. Cuidado não é bem assim! A melhor estratégia é usar as duas ferramentas, concorda comigo que se você só investe em anúncios e traz muitos visitantes para suas páginas, mas não tem conteúdo as pessoas não vão ficar. Portanto defina metas e utilize as duas formas de tráfego na sua empresa dessa forma seus resultados serão acima da média e terá sucesso no mundo digital.